Futuro do meu Curso

A profissão de técnico em Eletrônica vem passando por transformações nos últimos anos. Se antes o profissional tinha como principal área de atuação o ramo de reparação de equipamentos, hoje essa área dá lugar às atividades ligadas à automação e à criação de novas soluções tecnológicas. A figura do técnico em Eletrônica vem, aos poucos, sendo substituída pelo profissional que trabalha em grandes indústrias e empresas que projetam equipamentos eletrônicos. Diante disso, o estudante precisa conhecer todas as possibilidades antes de ingressar em uma Escola Técnica. Existem muitos cursos de Eletrônica em Portugal, mas o escolhido deve estar atualizado com essa nova fase do mercado.

As empresas de automação

As empresas de automação são aquelas preocupadas com o desenvolvimento de soluções para melhorar a produção industrial, por meio de tecnologias que aumentam a produtividade e facilitam o trabalho humano. Para aproveitar esse espaço no mercado,o estudante deve procurar um curso de Eletrônica que tenha ênfase na área industrial.

O ramo automotivo

O ramo automotivo é o que melhor paga aos profissionais de Eletrônica, segundo o Guia de Profissões e Salários da empresa Catho, e a perspectiva de valorização profissional se mantém no futuro. É interessante notar que o ramo vai muito além das montadoras. O técnico em Eletrônica trabalha em empresas que fornecem componentes eletrônicos, em fabricantes e mesmo em oficinas e empresas que realizam inspeção de veículos.

As Smart cities

As Smart cities, cidades inteligentes que utilizam recursos tecnológicos para otimizar e integrar vários aspectos da vida humana, já são uma realidade. Informação, comunicação e tecnologia são os princípios básicos dessas cidades, que prometem ser o futuro da urbanização. O papel dos profissionais da Eletrônica será no desenvolvimento e manipulação de de circuitos eletrônicos, atuando lado a lado de outros profissionais como engenheiros e urbanistas. Para atuar nesse segmento, o técnico deverá aprofundar seus conhecimentos e pesquisar bastante sobre a área.
A nanoeletrônica
A nanoeletrônica refere-se a aplicação da nanotecnologia, manipulação de matérias bem pequenas, aos componentes eletrônicos. O conhecimento ainda não faz parte do estrutura curricular dos cursos técnicos em Eletrônica, pela novidade que traz, mas é uma área promissora para esse profissional. Ao longo do curso de Eletrônica, é recomendável que o estudante desenvolva pesquisas e busque entender a área. A experiência que o curso proporciona, junto com a continuidade nos estudos, tornará o profissional mais apto a atuar nesse próspero segmento. Não são todas escolas técnicas no Rio de Janeiro que estão atentas ao futuro da Eletrônica. É preciso que o estudante busque mais informações sobre a instituição de ensino e também entenda que a especialização nesses segmentos dependerá, principalmente, de sua disposição para aprender e seguir os estudos.